NOVA ÁGUIA | Filosofia & Cultura Lusófona

PVP: 16 €
Internet: 14,40 € (-10%)

A QUESTÃO DA EXISTÊNCIA DE DEUS - UMA DISPUTA MEDIEVAL

Maria Leonor L. O. Xavier


ESTUDO E ANTOLOGIA DE TEXTOS

A liberdade religiosa faz parte das liberdades individuais e dos direitos das minorias nas sociedades modernas, o que é, sem sombra de dúvida, um avanço civilizacional em que não estamos dispostos a recuar.

Todavia, a liberdade situada ao nível da crença ou da descrença desmotiva e relaxa a necessidade de pensamento racional acerca dos conteúdos de uma ou de outra.

Por isso, a indagação de razões para crer ou descrer parece, hoje, a muitos, um motivo supérfluo, incomodativo, senão mesmo bizarro.

No entanto, tal indagação foi uma das grandes motivações da filosofia medieval, como amplamente o reconhecem os historiadores da filosofia.

A liberdade não se situava, então, ao nível da crença. Por isso, os crentes com espírito filosófico procuraram a liberdade mais além no pensar e ousaram indagar as razões das suas crenças, nomeadamente, da crença principal em Deus.

Tal indagação conduziu-os a pensamentos densamente elaborados, que ainda hoje nos impressionam do ponto de vista filosófico.


Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier é professora associada com agregação do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde tem leccionado, entre outras, as disciplinas de Filosofia Medieval e de Metafísica Medieval. Membro da Sociedade Internacional para o Estudo da Filosofia Medieval (SIEPM) e do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (CFUL). Autora de: Razão e Ser. Três Questões de Ontologia em Santo Anselmo (1999); Questões de Filosofia na Idade Média (2007); O Teísmo Medieval. Santo Anselmo e João Duns Escoto (2009); bem como de dezenas de artigos publicados em obras colectivas e revistas de filosofia. Tradutora de: Teologia Mística. Textos de Pedro Hispano e Tomás Galo (2008). Coordenadora de: Philosophica 34. Anselmo sola ratione 900 anos depois (2009); A Questão de Deus na História da Filosofia I-II (2008) e A Questão de Deus. Ensaios Filosóficos (2010), obras publicadas no âmbito do Projecto de Filosofia FCT / CFUL [PTDC/FIL/64249/2006] «A Questão de Deus. História e Crítica» (Informação disponível em: www.aquestaodedeus.blogspot.com).

Nº de Páginas: 276 | Formato: 16 x 23 cm | ISBN: 978-989-677-103-4

DA MESMA AUTORA


A QUESTÃO DE DEUS
NA HISTÓRIA DA FILOSOFIA - VOL. I
(Coord.)


A QUESTÃO DE DEUS
NA HISTÓRIA DA FILOSOFIA - VOL. II
(Coord.)


A QUESTÃO DE DEUS
- ENSAIOS FILOSÓFICOS
(Coord.)


O TEÍSMO MEDIEVAL

© 2013, Zéfiro - Edições e Actividades Culturais