José Manuel Anes editado na Zéfiro

Escrito em 05 de maio de 2022

José Manuel Anes editado na Zéfiro

A Zéfiro dá as boas-vindas a José Manuel Anes, com quem estamos a preparar a (re)publicação de uma série de livros de sua autoria, em edições revistas e aumentadas. Mais novidades em breve!...

«Nasceu em Lisboa em 21 de Junho de 1944, vivendo actualmente entre a Costa da Caparica e Lisboa. Licenciou-se em Química pela Faculdade de Ciências de Lisboa e Doutorou-se em Antropologia Social e Cultural pela FCSH-UNL.

Foi Professor do Departamento de Antropologia e do Departamento de Ciência Política e Relações Internacionais, ambos da FCSH-UNL. É Professor da Universidade Lusíada de Lisboa na Licenciatura em Políticas de Segurança e no Mestrado de Segurança e Justiça. Foi cerca de 20 anos Criminalista do Laboratório de Polícia Científica da Polícia Judiciária, assim como fundador e Presidente do OSCOT – Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo. É Director e Coordenador da revista Segurança e Defesa.

É membro da ESSWE – European Society for the Study of Western Esotericism e publicou, neste contexto, entre outros, os seguintes livros: Uma Introdução ao Esoterismo Ocidental e suas Iniciações, Guia Simbólico da Quinta da Regaleira, Alquimia – Os Grupos Alquímicos Contemporâneos e as Novas Espiritualidades, Os Jardins Iniciáticos da Quinta da Regaleira, Um Outro Olhar - Aspectos Esotéricos da Cultura Portuguesa, Fernando Pessoa e os Mundos Esotéricos e Re-criações Herméticas.

Foi iniciado em 1988 na Loja Simpatia e União do GOL e fundou em 1990 a Loja Quinto Império do Distrito Português da GLNF, que integrou em 1991 a GLRP, sendo fundador desta Obediência. Foi Grão-Prior do Grande Priorado Independente da Lusitânia da Ordem dos CBCS (1995-2000), Grão-Mestre da GLLP/GLRP (2001-2004). É maçom da Loja Teixeira de Pascoaes, “patrono” da Loja O Ganso e a Grelha, ambas da GLLP/GLRP, membro da Internet Lodge da UGLE e membro de diversos altos graus portugueses e ingleses, sendo condecorado maçonicamente em Portugal e no estrangeiro. É desde Novembro de 2021 Grão-Mestre da OPCTJ.»


×